Biografia

Natural de Albergaria-a-Velha, nascido a 1987, Miguel Rodrigues inicia os seus estudos musicais
aos 6 anos de idade no Conservatório de Música da Jobra.

“Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.- Leonid Pervomaisky

No mesmo ano, inicia os seus estudos de canto com a professora Ângela Alves (Soprano). Em 2006 conclui o curso Complementar de Formação Musical em regime articulado. No mesmo ano é admitido na Universidade de Aveiro na Licenciatura em piano e canto.

Piano

Em 2002, conclui o 5º Grau de piano com a classificação final de 20 valores. Tem participado em recitais e concertos um pouco por todo o país, quer a solo, quer em grupos instrumentais, tendo já ocupado diversos cargos como maestro.

Voz

Ainda em 2002 inicia os seus estudos de canto com a professora Ângela Alves (Soprano). Para além de diversas presenças em televisão como cantor, em 2009 grava para a editora Numérica no âmbito do Ensemble “Joanna Musica” – música dedicada à Princesa Santa Joana.

Professor

Miguel Rodrigues iniciou a sua atividade de professor em 2003 aos 18 anos de idade, lecionando expressão musical a alunos do 1º Ciclo do ensino básico e piano em regime particular. Desde então tem desenvolvido intensa atividade na região de Aveiro.

Em Agosto de 2014, Miguel Rodrigues dedica a Fernando Pessoa o seu trabalho como compositor.

Assim, nasce o álbum “InQuietudes” sobre 7 poemas do poeta, da “Mensagem” e do Cancioneiro. Imediatamente, o projeto recebe apoio institucional para gravação e edição, sendo esta a cargo da Fundação Dionísio Pinheiro.

Álbum já disponível na Fnac do fórum de Coimbra.

Portefólio

Canto

Conciliando o seu domínio do piano e da voz, Miguel Rodrigues apresenta-se regularmente em concerto ou em eventos, em performances que conciliam estas duas vertentes do músico. De facto, nas suas palavras, não foi um “plano premeditado”.

Piano

Miguel Rodrigues iniciou o seu trabalho como pianista profissional em 2001 aos 14 anos de idade. Desde então tem atuado como solista, ou integrando outros projetos musicais. O seu trabalho divide-se, essencialmente, entre o jazz e a música clássica.

Compositor

Como compositor, Miguel Rodrigues tem já várias obras originais escritas, tendo todas sido apresentadas em público. De destacar a oratória de Natal– “Porque o Profeta escreve…”, para Coro Infantil, Coro Misto, Solistas e orquestra, escrita em 2005, aos seus 18 anos de idade.

Maestro

Paralelamente à sua atividade como cantor ou pianista Miguel Rodrigues tem desenvolvido atividade regular como maestro. Apresenta-se frequentemente dirigindo coro ou orquestra, principalmente no âmbito da sua função docente, no serviço de ensino artístico especializado da música (conservatório).

Contactos